segunda-feira, 7 de setembro de 2009

GIBIS Geométricos

Nas aulas de redação (Profª Patricia) os alunos aprenderam um pouco sobre a história das HQs, os recursos que podem ser utilizados na criação de uma história em quadrinhos e a linguagem apropriada a esse gênero textual. O aprendizado foi enriquecido nas aulas de Desenho Geométrico (Profª Maria Angela), com a produção de um gibi que mostra os conceitos estudados pelas duas classes no 1º semestre 2009.


FÃS podem fazer desenhos com a Turma da Mônica e histórias poderão ser publicadas nas revistas.
Você pode produzir suas próprias histórias com os personagens da Turma da Mônica no site Máquina de Quadrinhos:
Com elas o internauta pode criar roteiros utilizando os personagens, cenários, objetos utilizados nas revistas de Maurício de Sousa. Todo o conteúdo produzido será acompanhado por uma equipe para evitar que desenhos e diários inadequados sejam utilizados. As histórias podem ser postadas no portal e a grande novidade é que as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica.
O que você está esperando?
Crie agora a sua História em Quadrinhos...

Matemática nas Profissões...

Tudo começou, com o filme “Donald no País da
Matemágica”





Os alunos dos 6º anos ficaram encantados ao perceber
que a matemática está na natureza, na música, nas construções,
nos jogos, enfim, a matemática está em tudo. “A Matemática
é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.” (Galileu)
Apresentei a proposta do Projeto:
“A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES”, no qual eles
escolheriam uma área de conhecimento que desejariam pesquisar.
O objetivo desse projeto é que o aluno perceba a matemática no dia-a-dia nas mais diversas profissões. Valorizando assim a matemática como instrumento para compreender o mundo à sua volta e vê-la como área de conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação. Com esse trabalho os alunos além de construir conhecimentos matemáticos, valorizam a amizade, descobrem novas habilidades e utilizam a criatividade.
Primeiramente os grupos foram formados, os integrantes escolheram a profissão e o profissional que iriam entrevistar. Elaboraram as perguntas, relacionadas à matemática nessa profissão. Pesquisaram em livros, revistas, catálogos, internet; fotografaram, filmaram, enfim, se envolveram de “corpo e alma ” nesse trabalho e no dia da apresentação fizeram um “show” de conhecimentos e aprendizado para a classe.
Os novos tempos exigem um modelo educacional voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades essenciais, a fim de que crianças e adolescentes possam efetivamente compreender e refletir sobre a realidade, participando e agindo no contexto de uma sociedade comprometida com o futuro.
Como dizia Paulo Freire (1996) “É preciso levar o aluno a ler o mundo para poder transforma-lo”.

Na Mostra Uirapuru 2009 – vocês poderão verificar a qualidade dos trabalhos e o envolvimento dos alunos, pois durante a Mostra eles apresentarão cada profissão, o espaço físico de cada grupo será o espaço do profissional escolhido e através da decoração do local e maquetes você poderá se sentir no ambiente de trabalho de cada profissional.

Parabéns Colégio Uirapuru - 20 anos formando os futuros profissionais.


Geometria em Ação

Alunos utilizam materiais recicláveis e estudam os sólidos geométricos (Cubo, Bloco Retangular, Cilindro, Prisma, Pirâmide, Esfera, Cone) e com criatividade inventam miniaturas geométricas.

6º A






6º B



Nossa primeira Rede de Blogs Matemáticos

http://blogsmatematicos.blog.terra.com.br