Nas aulas de redação (Profª Patricia) os alunos aprenderam um pouco sobre a história das HQs, os recursos que podem ser utilizados na criação de uma história em quadrinhos e a linguagem apropriada a esse gênero textual. O aprendizado foi enriquecido nas aulas de Desenho Geométrico (Profª Maria Angela), com a produção de um gibi que mostra os conceitos estudados pelas duas classes no 1º semestre 2009.
FÃS podem fazer desenhos com a Turma da Mônica e histórias poderão ser publicadas nas revistas.
Você pode produzir suas próprias histórias com os personagens da Turma da Mônica no site Máquina de Quadrinhos:
Com elas o internauta pode criar roteiros utilizando os personagens, cenários, objetos utilizados nas revistas de Maurício de Sousa. Todo o conteúdo produzido será acompanhado por uma equipe para evitar que desenhos e diários inadequados sejam utilizados. As histórias podem ser postadas no portal e a grande novidade é que as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica.
Tudo começou, com o filme “Donald no País da Matemágica”
Os alunos dos 6º anos ficaram encantados ao perceber que a matemática está na natureza, na música, nas construções, nos jogos, enfim, a matemática está em tudo. “A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.” (Galileu) Apresentei a proposta do Projeto: “A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES”, no qual eles escolheriam uma área de conhecimento que desejariam pesquisar. O objetivo desse projeto é que o aluno perceba a matemática no dia-a-dia nas mais diversas profissões. Valorizando assim a matemática como instrumento para compreender o mundo à sua volta e vê-la como área de conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação. Com esse trabalho os alunos além de construir conhecimentos matemáticos, valorizam a amizade, descobrem novas habilidades e utilizam a criatividade. Primeiramente os grupos foram formados, os integrantes escolheram a profissão e o profissional que iriam entrevistar. Elaboraram as perguntas, relacionadas à matemática nessa profissão. Pesquisaram em livros, revistas, catálogos, internet; fotografaram, filmaram, enfim, se envolveram de “corpo e alma ” nesse trabalho e no dia da apresentação fizeram um “show” de conhecimentos e aprendizado para a classe. Os novos tempos exigem um modelo educacional voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades essenciais, a fim de que crianças e adolescentes possam efetivamente compreender e refletir sobre a realidade, participando e agindo no contexto de uma sociedade comprometida com o futuro. Como dizia Paulo Freire (1996) “É preciso levar o aluno a ler o mundo para poder transforma-lo”.
Na Mostra Uirapuru 2009 – vocês poderão verificar a qualidade dos trabalhos e o envolvimento dos alunos, pois durante a Mostra eles apresentarão cada profissão, o espaço físico de cada grupo será o espaço do profissional escolhido e através da decoração do local e maquetes você poderá se sentir no ambiente de trabalho de cada profissional.
Parabéns Colégio Uirapuru - 20 anos formando os futuros profissionais.
Mestrado em Educação Matemática - UNESP - Rio Claro.
Professora do Ensino Superior - Sorocaba/SP.
Especialista em Metodologia e Ensino de Matemática.
Especialista em Gestão Escolar.
Especialista em LIBRAS e Educação de Surdos.
Bacharel em Administração de Empresa.
Licenciada em Matemática.
Pesquisadora em Novas Tecnologias na Educação Matemática.